quinta-feira, 12 de maio de 2016

O que é um Pantógrafo?

          Em 1630, o astrônomo alemão, Christoph Scheiner, criou o pantógrafo (do grego pantos = tudo + graphein = escrever), um instrumento de desenho que permite efetuar ampliações ou reduções de uma figura, mapas, utilizando a homotetia*.

          Essa ampliação ou redução de figuras só é possível, porque foi constituído de modo que, quando uma de suas pontas percorre a figura a ser reproduzida, a outra ponta, que desenhará a nova figura, percorre um "caminho" definido por uma transformação geométrica que relaciona figuras semelhantes.

                             




           É constituído por quatro barras articuladas, duas maiores e duas menores, que se mantêm paralelas duas a duas e s duas réguas menores estão por baixo e são articuladas entre si (sendo essa intersecção o pivô que traça por cima da imagem original) e às maiores nas extremidades que são colocadas sobre estas, com as articulações às menores situadas ao longo do seu comprimento (podendo ser regulada a sua posição para obter as proporções desejadas). A extremidade oposta de uma das barras maiores é fixa num ponto, e a outra é onde fica o lápis que vai desenhar a reprodução da imagem. O modelo a ser copiado, ou gabarito é preso à mesa porta-matriz, a  peça a ser trabalhada é presa à mesa de trabalho e o apalpador é conduzido através de um trabalho manual sobre o modelo. A velocidade de deslocamento do apalpador, leva em conta o material com que se trabalha, o raio da ponta do apalpador. Como no pantógrafo de desenho, à medida que o apalpador se desloca sobre o modelo, a ferramenta esculpe o material. De modo geral, o trabalho não é executado de uma só vez. (Vídeos explicativos nas referências).

   * A homotetia  é uma forma de transformação geométrica que ficou em segundo plano quando o assunto era semelhança de figuras, todavia, ela é uma forte aliada para a ampliação ou redução de figuras geométrica e preserva os ângulos, as razões entre os segmentos de reta e o paralelismo. O termo é devido ao matemático francês Michel Chasles,  em 1827, derivado do grego como composto de homo (similar) e tetia (posição), ou seja, as figuras homotéticas são colocadas a uma distância igual a “algo”.



              Santa Cruz do Sul – Rio Grande Do Sul


Referências:
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pant%C3%B3grafo Acesso em: 20/04/2016
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pant%C3%B3grafo Acesso em: 20/04/2016
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/homotetia.htm Acesso em: 20/04/2016
Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Homotetia Acesso em: 20/04/2016

Vídeos:
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Ayr6cBstvXI Acesso em: 20/04/2016
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=yAcUDKvpNKM Acesso em: 20/04/2016







Nenhum comentário:

Postar um comentário